top of page
  • Foto do escritorFernando Borba

Tragédia em Suzano - Um Esclarecimento sobre o papel das Câmeras de Segurança

Qual o verdadeiro papel das câmeras e como elas ajudam a desvendar milhares de casos no dia-a-dia


Papel das Câmeras de Segurança
Tragédia em Suzano

Me marcaram num texto hoje sobre ser ou não a favor de vigilante armado nas escolas.

 

O texto diz que os vigilantes estão sendo substituídos por câmeras de monitoramento, tendo em vista a diminuição de custos e encargos trabalhistas.


Foi um comentário sem conhecimento da verdadeira aplicação dos sistemas de CFTV.


Achei interessante porque levanta também uma questão voltada para as empresas do nosso ramo, afinal, é sempre bom levar um pouco de conhecimento a respeito de segurança eletrônica.


Primeiro ponto: Câmeras são, num primeiro momento, um fator psicológico de dissuasão (se um ladrão por exemplo tem duas opções de casa, uma com câmera e outra sem câmera, a probabilidade/tendência, é que ele vá pra casa sem segurança aparente).

"Mas Fernando, se a minha casa tiver muitos aparatos de segurança é porque estou demonstrando algo de valor dentro dela!", eu digo, "correto, se você pensa assim, então que seja mais um motivo pra você manter esse sistema com uma boa empresa de manutenção mensal e consultoria"

A cada ano o mercado de segurança eletrônica vem com muitas novidades. Quem vai apresentar estas novidades se não for um consultor ou o seu contato na área?


Segundo ponto: câmeras não vão impedir que alguém acesse um local. Seja qual for o ambiente, não é essa a função principal de um sistema. A função principal é gerar o maior número de dados possíveis através das imagens (rota de chegada do suspeito, veículo utilizado, movimentação dentro do estabelecimento, direção dos disparos, rota de fuga, entre tantas outras evidências que podem 

ser obtidas através das imagens e ajudar nas investigações).


Resumindo, cada escopo na área da segurança tem sua função (vigilantes com as deles, câmeras com as delas, botão de pânico, controle de acesso, grades e muros, por aí vai). A segurança são vários segmentos que se complementam. 


Voltando ao nosso assunto sobre segurança eletrônica.


De nada adianta investir em segurança eletrônica se o investimento for errado. Não basta apenas instalar câmeras, é preciso saber a resolução ideal, posicionamento correto de modo a cobrir as áreas necessárias, qualidade dos equipamentos e a manutenção constante de tudo isso. Não basta instalar e ir embora, o consumidor precisar atentar ao fato de que, assim como um veículo, que mesmo sendo 0km precisa fazer as revisões programadas, um sistema de segurança também precisa de manutenção periódica de qualidade.

Quando precisar de consultoria, instalação ou manutenção, nos procure. Muito mais do que instaladores, somos solução em tecnologia!

(21) 98282-3333

@neovisionweb

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page