top of page
  • Foto do escritorFernando Borba

Câmeras – A nova era: gravação em nuvem e análise de vídeos

A nova era dos sistemas de segurança e monitoramento eletrônico já está disponível. Entenda como as câmeras de segurança trabalham hoje com gravação em nuvem e facilitam a eventual necessidade de análise de vídeos, aumentando a segurança e acabando com os principais problemas que antes existiam.


Antigamente, o uso de sistemas de segurança eletrônicos esbarrava em alguns problemas complicados de resolver e bem caros. No início do uso de câmeras de monitoramento, por exemplo, as gravações eram feitas nas fitas VHS, que só eram capazes de registrar cerca de uma ou duas horas de gravação. Isso tornava o sistema ineficaz e caro.


Como funciona a gravação na nuvem?



gravação em nuvem
Gravação em nuvem


Os sistemas antigos acabavam não tendo um custo x benefício interessante, mas, ainda assim, as câmeras de segurança sempre tiveram um papel fundamental na questão da segurança. Tanto é que muitas pessoas instalavam em casas ou estabelecimentos comerciais as câmeras falsas, apenas com o objetivo de afugentar os invasores.


Porém, com o avanço das tecnologias nas mídias de gravação e na internet, hoje em dia é possível ter milhares de horas de gravação hospedadas em um servidor online, tornando o custo muito barato e facilitando ao extremo o acesso às gravações e a análise dos vídeos, que hoje podem ter muito mais qualidade e definição.


Pesquisas mostram que mais de 80% dos aparelhos de CFTV são roubados ou destruídos durante ocorrências de sinistros, mas esse problema não afeta a gravação na nuvem que já foi realizada até ali.


Funciona assim: as câmeras são conectadas com a internet e enviam as imagens diretamente ao servidor para lá serem gravadas. Em caso de queda na rede, também é possível a gravação tradicional, sendo necessário apenas uma mídia local, que pode ser um HD de computador comum, que tem baixo custo e oferece espaço para dias e dias de gravação.


Quais as vantagens da gravação em nuvem?


Além do baixo custo e espaço “praticamente ilimitado” para gravações, outras vantagens precisam ser mencionadas aqui. Entre elas, destacamos, por hora, todas as praticidades e possibilidades que o envio das imagens para a internet oferece.

Com as novas tecnologias, é possível ter acesso às imagens das câmeras de segurança em tempo real, de onde quer que você esteja, seja no trabalho ou do outro lado do mundo. Basta apenas ter uma conexão com a internet e você pode monitorar a sua casa ou empresa até mesmo pela tela do seu celular.


Analisando as imagens, é possível enviar comandos para que os alarmes disparem ou acionar a polícia, caso você presencie virtualmente alguma eventualidade específica.


Por ser um serviço de alta tecnologia, a gravação na nuvem oferece a facilidade de unificar as gravações de várias câmeras de segurança automaticamente, poupando tempo e recursos.



Essas e outras vantagens é que fazem dos sistemas da Neovision a melhor opção de segurança eletrônica para a sua casa, estabelecimento comercial ou empresa. Caso tenha gostado desse conteúdo, você pode deixar seu feedback clicando no botão curtir do Facebook.

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page