• Fernando Borba

Controle de Alarmes: a evolução do monitoramento interativo

Pesquisas mostram que este ano, mais uma vez, a procura por sistemas de segurança eletrônica está crescendo. E é assim, desde a década de 70, quando se tem notícia das primeiras instalações de câmeras de segurança, que foram em Nova York. Confira hoje a evolução do monitoramento interativo e como se desenvolveram os controles de alarmes.


As primeiras câmeras de segurança precisavam ser monitoradas todo o tempo por equipes de profissionais. Depois, evoluíram para as gravações em fitas cassetes até que, hoje em dia, todos os vídeos ficam armazenados na nuvem, como mostramos no artigo Câmeras – A nova era: gravação em nuvem e análise de vídeos. (link para artigo)


A evolução dos alarmes – monitoramento interativo



Alarme Interativo

Os alarmes também evoluíram muito e o conceito desses aparelhos surgiu há muito e muito tempo atrás, quando a humanidade ainda nem sonhava, sequer, com a energia elétrica.

Até hoje se utiliza técnicas de alarmes primitivas, principalmente soldados e aventureiros. Uma dessas técnicas é pendurar objetos barulhentos, presos a fios imperceptíveis, cercando um determinado perímetro na mata. Assim, quando o invasor ultrapassa os limites estabelecidos, o barulho dos objetos desperta a atenção do instalador e também espanta o invasor.

O conceito não mudou, mas a tecnologia melhorou, e muito, a forma de instalar alarmes. E também aumentou drasticamente as funcionalidades e aplicações desses dispositivos.


Alarmes modernos – funcionalidades disponíveis


Com o advento da tecnologia mais moderna, dos computadores, a inteligência artificial e a internet, hoje os alarmes conseguem desempenhar um papel fundamental na segurança das propriedades, não só contra invasores, como também no monitoramento das atividades familiares.


As centrais de alarmes oferecem recursos básicos e avançados que funcionam melhor do que a força de trabalho de vários humanos, oferecendo muito mais que segurança patrimonial, mas tranquilidade em relação ao bem e à família, pois o usuário pode estar ciente de tudo a qualquer momento, com os sistemas de monitoramento interativo e câmeras de segurança.



O controle automatizado permite controlar o sistema e o imóvel: acendimento de luzes, trancamento das portas etc. tudo de forma automática, rápida, na palma da sua mão. A automação residencial é, sem dúvidas, um dos maiores benefícios que você tem, significando, também, economia, uma vez que é possível, por exemplo, programar o acendimento e o apagar das luzes.

O monitoramento interativo permite o acesso ao trancamento e destrancamento do imóvel de forma remota, permitindo que outras pessoas acessem o imóvel a qualquer tempo, mesmo que você não esteja lá. Obviamente, toda a visita pode ser monitorada através das gravações na nuvem.


Você já pensou, pensou e ainda não conseguiu decidir qual é o melhor sistema de alarmes para a sua casa ou o seu negócio? Deixe a sua dúvida aqui embaixo nos comentários que iremos te ajudar!

1 visualização

© 2017 por NEOVISION.

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • Google+ - White Circle